Em meados de novembro, Hailey Baldwin concedeu uma entrevista ao famoso site americano Buzzfeed. Durante o bate-papo a modelo e contou mais detalhes sobre sua parceria com a marca BareMinerals, falou sobre sua auto-estima, redes sociais e muito mais. Confira a entrevista completa e traduzida abaixo:
‘Você parece tão gelada’, ela me disse, dentro de um casaco grande e vermelho, enrolada no sofá de uma cabine aconchegante, que era onde ela estava fazendo as entrevistas do dia. ‘Estou congelando!’, respondi enquanto ela tocou minhas mãos e as segurou a fim de esquentar meus dedos antes da nossa conversa.
E: Você realmente arrasa na maquiagem mínima e natural. Quais produtos você usa?
Geralmente, se eu fizer (maquiagem), é com um pouquinho de corretivo. Eu gosto do Pó Finalizador Veil da Bareminerals. Eu gosto de parecer brilhante mas não oleosa porque minha pele é muito úmida naturalmente, e eu não tenho do que reclamar. Eu só uso pó em áreas onde é preciso, e um pouco de blush, iluminador e rímel. E é isso.E: Eu estava prestes a perguntar, você está usando delineador?
Não, eu não estou usando. Apenas sombra, a Latte Pallets, essa é uma das boas.E: Estamos em uma era em que o “extra” é tão glamourizado, especialmente nas mídias sociais, mas você parece tão relaxada e autêntica.
Você sabe como é, é cansativo tentar ser ‘extra’. Tendo que, tipo, se esforçar demais pra finalizar algo ou colocar essas roupas extravagantes junto. É tipo, pra que? Eu acho que tem algo muito legal em simplesmente ser você mesmo. E eu gosto demais de roupas e moda. Eu gosto de estar combinando. Eu amo ter um look legal, mas eu também acho que isso pode ser feito em moletons, casacos grandes e tênis. Eu também acho que há algo muito legal na beleza natural e ser capaz de ser você mesmo. Acho que a acessibilidade é muito mais atrativa do que ver uma foto de quem você admira e ficar tipo, “Isso é muito inatingível para mim.”E: Por que bareMinerals de uma forma tão visível? Porque isso é um grande negócio; você é o rosto de uma marca!
Eu acho que isso volta pro que eu justamente estava dizendo. Fazer parceria com alguém que faça sentido pra mim porque eles entendem a natural e pura beleza e isso é algo que tem muito a ver com meu estilo. Então foi uma parceira fácil. Não foi tipo uma situação de vai e volta. Foi uma reunião e foi o que aconteceu.Eu acabei de fazer uma campanha, e é para a Complexion Rescue Stick qual é realmente um produto legal. É como a Complexion Rescue que eles já têm, mas eles fizeram isso de um jeito mais portátil. É tipo um corretivo e uma base juntos em um só produto. É fácil de levar pra viagem e vai ser lançado em março!
E: Quais produtos de cuidados com a pele você usa?
Bem, na verdade eu uso o Óleo de Limpeza Total. É realmente bom pra tirar a maquiagem. Eu tenho dificuldade pra tirar a maquiagem, e os lenços deles também são bons. Eu também uso os produtos Barbara Sturm para a pele. Eu os tenho por quase dois anos. Eu a conheci há um tempo atrás em Paris. Ela meio que veio até mim e me contou toda aquela coisa sobre os produtos sanguíneos e como funcionam. Eu sou fascinada com qualquer coisa médica! E foi isso, ela me conquistou lá.E: Quais conselhos você tem para os adolescentes de hoje porque a mídia social é tão grande agora? Quando eu estava crescendo, não era realmente uma coisa.
Não era aquelas coisas pra mim até, provavelmente três ou quatro anos atrás. Quero dizer, Facebook e MySpace, e teve o Tumblr. Eu passei por fases, você sabe, mas agora é bem maior e tudo mais. Obviamente eu continuo vendo coisas que me incomodam. Eu ainda leio coisas as vezes, e é óbvio que é realmente difícil para mim porque tudo em minha vida é tão exagerado agora e há muita atenção em cada passo que eu dou, em cada passo que minha família dá.Eu acho que uma coisa que as pessoas devem lembrar é que há algum tipo de liberdade que as pessoas sentem atrás de um computador. Eles realmente acham que eles podem ter essa personalidade alternativa e atacar os outros pra se sentirem melhor, pessoas que eles nem conhecem. A coisa que eu acho que é muito estranha e assustadora é que eu vejo pessoas falando sobre a vida e o relacionamento de outras, concluindo e inventando coisas em suas cabeças, e eu só fico tipo, ‘De onde você tirou isso?’. Isso só faz você começar a palpitar em muitas coisas se você alimentar isso. Isso apenas faz algo pra sua alma, eu acho, se você prestar bem atenção nisso. Acho que dar pausa das redes sociais é muito importante. Tem vezes que eu só tiro o aplicativo do meu celular por uma semana ou alguns dias.
Isso é realmente libertador de alguma forma porque eu acho que fico fissurada na urgência de ver o que todo mundo está fazendo. É quase sentir essa ansiedade insana o tempo todo porque você não está vendo o que está acontecendo o tempo todo. Eu acho que faz mal para sua saúde, a necessidade constante de pegar o celular e atualizar o feed só pra ver o que há de novo ou se perdi alguma coisa. Você realmente não está perdendo nada porque de um jeito ou de outro você vai encontrar as coisas pelo mundo afora.
Você vai descobrir as coisas que estão acontecendo no mundo através dos noticiários ou qualquer coisa do tipo. Eu acho que é importante estar disponível para se afastar disso e não deixar que consuma sua vida.
E: Certo, e muitas garotas admitiram se comparar com outras nas redes sociais. O que você diria sobre isso?
Eu sofri com a comparação. Eu venho de um mundo de modelos onde é fácil de me comparar com minhas próprias amigas. Você está rodeado de muitas pessoas bonitas. Eu diria que toda garota sofre com se comparar, seja nas redes sociais ou algo do tipo. Sempre terá outras mulheres ou garotas que você se sentirá insegura ou que irá se comparar: ‘E se ela for isso e eu não for isso?’ ou ‘E se eu sou isso e ela é isso?’ Isso será irá acontecer, não importa como, você sabe? Eu apenas acho que tive que aprender, e eu fui ensinada pelos meus pais minha vida toda, que individualidade é muito importante. Há apenas um de você. Eu sinto que muitas garotas sofrem com o sentimento de que não tem nada a oferecer, mas elas esquecem que você – apenas você mesmo – é oferecer algo porque não há outro de você.Todo mundo tem sua particularidade. Pode ser que demore um pouco pra acha-lá. Eu ainda sofro com isso, sabe? O que é que eu ofereço, o que é que eu trago? Eu acho que as garotas precisam olhar mais pra dentro de si, e olhar mais para elas mesmas, não é tudo sobre aparência. Tudo na internet, em algum ponto, é como uma falsa realidade. E é só o que é. Você está vendo a vida das pessoas através de fotos, e não vê suas vidas reais. Pra mim, a mídia social tornou-se muito mais sobre trabalho. Eu uso como uma ferramenta muito mais do que pra mostrar minha vida. Eu também gosto disso pra me manter em contato com os seguidores e as pessoas que me apoiam.
E: Como você pratica o autocuidado?
Eu acho que o jeito que eu pratico meus cuidados pessoais é ganhando tempo pra minha vida pessoal, e me certifico que estou tentando descansar o máximo que consigo. Estar num lugar desse, aproveitar o tempo talvez pra relaxar, ir ao spa ou vegetar e assistir um filme — pra mim isso é auto cuidado.Só relaxar e ser gentil com seu corpo, porque eu sou o tipo de pessoa que onde posso ir eu vou, vou e vou. Eu me atropelo. Eu fiz isso durante três ou quatro anos, já que agora eu estou aprendendo que tenho limites. Não posso fazer tudo.
E: A campanha #PowerOfGood da bareMinerals é toda sobre praticar a bondade, para nós mesmos e para os outros. No que você está trabalhando como pessoa? No que você quer ser melhor?
No que eu tentei me tornar melhor foi em… prestar atenção às pequenas coisas, como ser gentil em qualquer circunstância. Se alguém é seu garçom ou garçonete, faça um esforço e aja tipo, “Muito obrigada.” Ou perceber coisas e elogiar pessoas, porque honestamente o que isso faz por você também — Eu acho que é quase como um jeito de limpar a alma. Apenas sair da minha zona de conforto é no que eu tenho tentado me esforçar mais. Eu acho que teve um período em que eu não me importava nem me esforçava pra mudar meu jeito com as pessoas. Isso é muito importante porque nós todos somos pessoas tentando viver a vida neste mundo juntos.